Biblioteca Escolar: uma porta para a vida

Tendo em conta que outubro é o mês internacional da Biblioteca Escolar e a BE é uma " porta para a vida" rumo à literacia e ao conhecimento. Um local onde podes " viajar com os livros". Sendo assim, no dia 28 de outubro comemorar-se-á o Dia Internacional da Biblioteca Escolar e ao longo da segunda qunzena de outubro terás na BEgas algumas atividades que oportunamente aqui serão publicitadas.
Aqui fica esta imagem e uma imagem "vale mais que mil palvras"

Outubro: mês Internacional da Biblioteca Escolar

Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship (IASL), o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar" permite aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares. O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 28 de outubro como o Dia da biblioteca escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês. A RBE associa-se, deste modo, a este evento internacional, convidando todas as bibliotecas a inserirem na página de atividades do portal RBE, durante o mês de outubro, uma atividade que considerem significativa e ilustrativa do modo como comemoraram a data. À medida que forem sendo publicadas, a RBE divulgará nos Destaques algumas destas atividades. Este envio também pode ser dirigido por mail para a IASL, de modo a que a atividade possa constar, igualmente, da sua página "What people are doing for ISLM 2013". Para celebrar a data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Biblioteca escolar: uma porta para a vida.

Palestra " Caminhos trilhados"


 
Teve lugar ontem, dia 19 de Setembro ,  no polivalente da escola,  para os  alunos do 11º e 11º anos  a palestra  “ Caminhos trilhados”  inserida no Plano de melhoria TEIP e contextualizada  na acção “Partilhar para melhorar”.
Foi um evento interessante e que estimulou a   partilha de saberes e motivou os alunos na  elaboração de projectos de vida e  de estudo. Nesse sentido encontram-se na Biblioteca  alguns marcadores, que nos foram gentilmente cedidos,  alusivos à  palestra  e com alguns  dados biográficos sobre o orador  que apresenta  um currículo notável  tanto  do ponto de vista académico  como no âmbito do seu projecto de vida dedicado às missões  e ao excelente trabalho comunitário.

Viagem ao Douro através dos livros : o Douro literário


Anualmente durante os meses de setembro e outubro, a região do Douro celebra o ritual das vindimas. Visitar o Douro nas vindimas é conhecer por dentro a alma do povo Duriense. Nesta época do ano os vinhedos fervilham de actividade e no ar sente-se o aroma da uva, como que reclamando participar num dos melhores vinhos do mundo. Tendo em conta esta temática, estão expostos na BEgas  alguns livros que ilustram  e retratam a região do Douro. 
A propósito do Douro  cá fica  a  mensagem de Miguel Torga:
Cai o sol nas ramadas
O sol, esse Van Gogh desumano…
E telas amarelas, calcinadas,
Fremem nos olhos como um desengano.”

IN “DOURO” MIGUEL TORGA

Bem vindo à Biblioteca Escolar


 Os alunos  do 7º ano  visitaram hoje  a BEgas, para conhecerem melhor o seu espaço, foram-lhe dadas algumas indicações sobre o funcionamento da BE, assim como os recursos mais  importantes

Nesta página apresentamos a Biblioteca Escolar (BE) e as atividades que aqui  vão ocorrer ao longo do ano letivo, assim como alguns  recursos digitais.

A BE constitui um espaço com recursos diversificados, que engloba as seguintes áreas:

Receção e acolhimento

Leitura informal

Espaço de leitura e estudo

Espaço multimédia

O que há na BE:

Livros
Jornais
Revistas
Dossiers temáticos
CD Audio/CD Rom/DVD, Vídeos
Vem fazer-nos uma visita!  Votos de bom  trabalho!
 Aproveito  para  desejar a todos um excelente ano letivo!
 A Prof. Bibliotecária
 Arminda  Lemos

Início do ano letivo - calendário escolar


 



As aulas dos ensinos básico e secundário iniciam-se entre 12 e 16 de setembro e terminam a 6 de junho de 2014 para os alunos dos 6.º, 9.º, 11.º e 12.º anos, como estipula o calendário escolar para o ano letivo 2013/14 publicado, esta terça-feira, em Diário da República.
O primeiro período escolar terminará a 17 de dezembro e as aulas recomeçarão a 6 de janeiro. O segundo período decorrerá até 4 de abril, seguindo-se as férias da Páscoa até 21 de abril. De 3 a 5 de março realizar-se-á -se a interrupção letiva do Carnaval.
O terceiro período, que se iniciará a 22 de abril, decorrerá até 13 de junho para os alunos dos 1.º, 2.º, 3.º, 5.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade. Já os alunos do 4.º ano terão o fim das atividades letivas entre 6 e 13 de junho.
Para os alunos da educação pré-escolar e para os alunos dos 4.º e 6.º anos que venham a ter acompanhamento extraordinário as aulas terminarão a 4 de julho.